
História
A Casa do Caminho é uma associação civil sem fins lucrativos, que se propõe a realizar trabalhos que proporcionem dignidade ao ser humano.
Sua obra começou em 1993 com o grupo Mãos na Massa, formado por voluntários que se reuniam aos sábados em uma chácara de um dos participantes, no Embu, com o objetivo de fazer e distribuir pães caseiros para as famílias carentes da região.
Dois anos após o início dessas atividades, o grupo tomou conhecimento da existência de um terreno à venda, com 10.000 m2. Em um mês o valor necessário para a aquisição da área foi obtido, através de doações. Era o início da Casa do Caminho, associação de assistência à criança, à família e ao idoso.
Angariando recursos através de eventos beneficentes, doações, rifas, dentre outras formas, em março de 1998 foi inaugurado o Módulo da Criança, com o propósito de acolher os menores encaminhados por varas da Infância e Juventude, proporcionando educação, formação e dignidade. Ao longo de quatorze anos de atividades, estruturada para atender simultaneamente 50 crianças, aproximadamente 140 crianças passaram pela Instituição.
Em 2011, a Casa do Caminho estava com 20 abrigados, entre crianças e adolescentes atingindo a maioridade, em consonância às diretrizes legais que limitaram a quantidade de atendimentos por instituição. Em função dessa realidade, a estrutura física do Módulo da Criança foi cedida a outro grupo, com propostas filantrópicas que necessitam de amplo espaço para serem realizadas, após garantir a segurança e o bem estar das crianças e adolescentes que ali residiam.
Enquanto as atividades do Módulo da Criança eram realizadas, em 2001 foi adquirido outro terreno nas proximidades, onde foi construído, também com recursos obtidos através de ações beneficentes, o Módulo das Avós. Em atividade desde outubro de 2003, este Módulo foi idealizado para abrigar senhoras (Ala Vó Izaltina) e pacientes em fase de recuperação e desospitalização (Ala Padre Zé), sem condições de receberem o tratamento devido em seus lares.
Mantendo a proposta de proporcionar dignidade ao ser humano, em 2003 a Casa do Caminho iniciou a construção do Centro de Apoio as Pessoas com Câncer, destinado a cuidar e amparar pessoas que passam pela experiência do câncer, em fase de desospitalização.
É uma obra grandiosa em sua proposta, principalmente ao considerar o significado de receber apoio e acolhimento durante uma experiência tão densa.
Para que seja construído, a Casa do Caminho tem certeza que pode continuar a contar com aqueles que atentam para importância da solidariedade. Assim, continuam as ações beneficentes, incluindo a realização de almoços no último domingo de cada mês, agora na própria obra, oportunizando o acompanhamento de sua evolução, que é a materialização dos melhores sentimentos de todos os envolvidos.
A Casa do Caminho tem muito a agradecer àqueles que contribuem, independente da forma, porque nos dão a certeza de que não estamos sozinhos no trabalho de amor.